Murilo Menezes

Ilustração: Bárbara Bucker

Em meados do século passado, o fotógrafo francês Cartier-Bresson publicava seu livro Images à la sauvette, traduzido para o inglês como The decisive moment. Ainda que a tradução não seja perfeita, ela capturou a inspiração por trás da publicação, revelada pelo próprio autor quando observava que “não há nada no mundo que não tenha seu momento decisivo”. Pode-se dizer, com bastante nitidez, que vivemos em uma década decisiva que, por sua vez, requer o resgate da Ética na Economia e, consequentemente, demanda Investimentos Decisivos.

A fotografia de nosso tempo não é, infelizmente, das mais belas. Tendências positivas registradas…


Luisa Dalla Costa

Se eu pudesse escolher um superpoder, sem dúvida, escolheria o tele transporte. Estar em qualquer lugar do mundo quando bem entendesse, sem custo e sem perda de tempo. Poderia pular direto da minha cama para os mares azuis da Indonésia e de lá, encontrar um empreendedor em NY para tomar um café e conversar sobre o problema que está tentando resolver. Tudo em um mesmo dia.

Depois dessa divagação me pus a pensar sobre o tamanho da assimetria que se criaria entre pessoas com superpoderes e meros mortais. Afinal, eles são mais do que humanos, são super-humanos…


Por Murilo Menezes, CIO da Positive Ventures

In a few years from now, if someone asks you about the main event that changed the world in 2020, what would your answer be like?

Would it be Coronavirus? A catastrophic pandemic that shut the world down? An unfortunate disease that changed the way we live? Most likely one of those options (if not all), right?

This is definitely comprehensible, and it is hard to argue against the fact that what has happened to the world due to Covid will be forever remembered as a deep scar in Human History.

However, this…


2020 foi um ano desafiador, mas sabemos que uma boa leitura pode abrir novos caminhos e perspectivas. Por isso, separamos uma lista com dicas de leitura feitas no ano, com a participação do nosso time, empreendedores e investidores.

The Great CEO Within — The Tactical Guide to Company Building, Matt Mochary


— 58th International Art Exhibition, Venice

Source Image: Markus Spiske

“Que você viva em tempos interessantes” foi o nome de um dos eventos culturais e artísticos mais relevantes no mundo ocidental no ano passado, a Bienal de arte de Veneza de 2019. Certamente, seu curador não teria como prever o ano que sucederia aquele que fechava a segunda década do século XXI. 2020 foi, para dizer o mínimo, um ano muito desafiador. Um ano que nos apresentou uma oportunidade única: a de reflexão coletiva.

No começo do ano, um artigo publicado por Arundhati Roy — escritora indiana e ativista política por causas como direitos…


Por Fábio Kestenbaum

O setor de impacto, acostumado a navegar por adversidades, aprendeu a interpretar a realidade não se inibindo diante dela, pelo contrário, enxergando as mudanças por vir, se treinou para estar sempre a frente delas. Agora, coerente com seu propósito positivo, o setor assume a dianteira na luta contra o coronavírus, ligando o #Recovery mode.

Nós da Positive Ventures, investimos em empresas desse setor, que usam inovação e tecnologia para converter o nosso investimento em produtos e serviços que, além do retorno financeiro, resolvem graves problemas da sociedade e planeta, contribuindo para uma transição econômica que reduza assimetrias…


Por Fábio Kestenbaum

Ilustração: George Bokhua

Muitos depositaram nos Millennials sua esperança de transição para uma economia de baixa emissão de carbono e menor disparidade de renda, orgulhosos de uma geração que enxergou no seu poder de consumo e investimento os meios para exigir que empresas contribuíssem para a solução dos desafios da sociedade e planeta, para além da sua responsabilidade perante acionistas, fazendo emergir o stakeholder capitalism.

Mas essa geração vem enfrentando desventuras em série, amargando crise após crise e, não bastasse 2008, os Millennials agora enfrentam a maior recessão global em décadas; a crise do Coronavirus. …


Quando começamos a Positive Ventures para investir em negócios que se propunham a trazer soluções decisivas para os desafios societais mais urgentes, como as desigualdades sociais crescentes e o desrespeito aos limites planetários, eram raros os investidores que sequer se atentavam às externalidades negativas de seus portfólios.

Enquanto preponderava a lógica orientada exclusivamente pela maximização de lucro através de modelos que incentivam o consumo pelo consumo, decidimos investir em negócios que enxergavam meios de solucionar problemas relacionados à biotecnologia, reciclagem, saúde, educação e inclusão financeira, atrelando seus retornos financeiros à missão de gerar benefícios diretos e mensuráveis para seus clientes…


Por Fábio Kestenbaum, Co-fundador da Positive Ventures

Irrefutável que a sociedade não será a mesma daqui em diante e, sendo assim, novos paradigmas haverão de emergir.

Uma das lições fundamentais dessa crise é o fato de que governos têm o poder de regular a economia caso decidam fazê-lo. A questão é se a sociedade exigirá maior intervenção estatal para resguardar seus interesses ou, cessando a epidemia, a desregulamentação dos mercados voltará à condição de axioma inegociável do pacto político-econômico.

Junto com o resgate aos bancos durante a crise de 2008, os pacotes de incentivos aprovados a toque de caixa pelos…


Por Andrea Kestenbaum, co-fundadora e co-CEO da Postive Ventures

Assim como todos, estamos acompanhando de perto as repercussões sociais e econômicas da pandemia em curso.

Decidimos adotar o modelo de trabalho remoto desde a última quinta-feira, convencidos de que o distanciamento social é imprescindível para a contenção do vírus. Todas as nossas operações foram transferidas para o trabalho remoto por prazo ainda indefinido, mas continuaremos trabalhando com o mesmo comprometimento e seriedade. Prezar pela segurança e saúde de todos é nossa prioridade.

A cada dia estamos aprendendo a extrair o melhor dessa nova maneira de trabalho e, nesse sentido, sentimos…

Positive Ventures

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store