As melhores Leituras de 2020

Image for post
Image for post

2020 foi um ano desafiador, mas sabemos que uma boa leitura pode abrir novos caminhos e perspectivas. Por isso, separamos uma lista com dicas de leitura feitas no ano, com a participação do nosso time, empreendedores e investidores.

The Great CEO Within — The Tactical Guide to Company Building, Matt Mochary

Image for post
Image for post

Depois de uma carreira bem-sucedida, Matt vendeu sua companhia para Verizon e, como havia construído uma reputação entre os fundos de venture capital do Vale do Silício, passou a assessorá-los na busca pelos melhores empreendedores.

Por anos, foi um dos principais advisors ad hoc do Sequoia, que após os investimentos, alocava Matt para mentorar os sócios-fundadores das principais startups do seu portfólio. Hoje ele é também um dos advisors na Positive Ventures.

Assim nasceu o “coach for founders”, função na qual Matt tornou-se referência global. O desafio que Matt busca resolver é como ajudar empreendedores brilhantes na dura jornada de transformar startups de crescimento acelerado em companhias inovadoras, com cultura e viabilidade no longo-prazo.

Matt já aconselhou os sócios-fundadores da Coinbase (IPO mais aguardado de 2021), Brex, Reddit, Plaid, OpenAI, AngelList, Lambda School, Grammarly, Postmates, Atrium, Faire Front entre vários outros.

Sua metodologia “one-day-a-week shadow CEO” virou mantra no Vale e, agora, meu livro de cabeceira. Em The Great CEO Within, Matt compila todos os aprendizados que teve, e explica o passo a passo, com exemplos práticos e casos reais. É uma aula que vai desde hábitos que trazem muita eficiência, até detalhamento de processos impecáveis de gestão.

Recomendo a leitura para investidores, fundadores e todos que, assim como eu, acreditam que inovação, gestão e cultura são os pilares fundamentais para o sucesso de qualquer companhia.

Andrea Oliveira, CEO da Positive Ventures

Doughnut Economics: Seven Ways to Think Like a 21st-Century Economist, Kate Raworth.

Image for post
Image for post

Antes mesmo da linguagem, veio a forma. Nossos antepassados foram capazes de se comunicar através de desenhos rupestres, e — comparativamente — nos tempos de hoje damos pouco valor à força das imagens e símbolos, uma vez que somos bombardeados pelos diversos artifícios da linguagem. Kate Raworth exemplifica como as imagens e gráficos usados em aulas introdutórias básicas de faculdades de negócios e economia nos dias de hoje estão influenciando a forma como o “desenvolvimento” econômico é promovido. Com ele, todas as mazelas da atualidade, como a “tragédia dos comuns” e os impactos nos limites planetários, bem como as disparidades crescentes sociais das últimas décadas. Doughnut Economics oferece um novo pensar, para uma década que demanda mudanças decisivas, sobretudo após a forma como a segunda década do século XXI se encerrou.

Murilo Menezes, CIO da Positive Ventures

Hacking Darwin: Genetic Engineering and the Future of Humanity, Jamie Metzl

Image for post
Image for post

Sabemos que o mundo está mudando rápido, mas ainda não compreendemos exatamente a dimensão e a direção dessa mudança. O autor é um futurista de tecnologia, expert em geopolítica e former fellow da Casa Branca e o livro fala sobre os caminhos da engenharia genética e o futuro da humanidade. Como podemos imaginar, esse futuro pode ser incrível ou terrível e o autor escreve com muita clareza, trazendo um senso de urgência em ter uma perspectiva ou definição do que significa para nós sermos humano, o que é impossível ou imoral? Até onde podemos e queremos chegar? Enfim, não existe uma única resposta, mas com certeza precisamos nos posicionar como peças importantes dessa transformação em escala.

Bruna Constantino, Chief Impact Officer e CMO na Positive Ventures

Reimaging Capitalism in a World on Fire, Rebecca Henderson

Image for post
Image for post

O livro é baseado em casos reais e mostra como combinar sustentabilidade e ética com capitalismo e livre mercado é um vetor excepcional para acelerar a transição rumo a um modelo de desenvolvimento econômico mais inclusivo e aderente aos limites planetários. O capitalismo assim como tal não é o caminho, a negação dele, também não. É preciso reinventá-lo. O livro é um convite a esse desafio, que, sem dúvida, é a oportunidade da década.

Fábio Kestenbaum, presidente do comitê de investimentos da Positive Ventures

The Great Courses — Science of Energy

Image for post
Image for post

Gostei muito deste audiolivro narrado pelo geofísico Michael Wysession, que compara de maneira imparcial as principais fontes de energia. Algumas das perguntas discutidas no áudio, com clareza e bom humor: Como um veículo elétrico poderá abastecer o grid durante a noite? Como “armazenar” vento bombeando água? Por que o carvão é tão dominante como fonte energética? Quais os desafios para abastecer aviões com hidrogênio? Qual a relação de usinas hidrelétricas e malária? Imperdível!

Ricardo Castro, sócio na Positive Ventures

Como curar um fanático, Amós Oz

Image for post
Image for post

Amós Oz foi um dos grandes nomes que buscou a solução para o conflito entre Israel e Palestina. Em “Como curar um fanático”, título que não poderia ser mais adequado para os dias de hoje, foram compilados textos e falas importantes do autor que retraram sua posição humanista e realista sobre esse debate que parece infinito. Apesar do relato sobre o Oriente Médio, podemos extrair diversos ensinamentos e praticá-los no nosso dia a dia.

Gustavo Behring, analista de investimentos na Positive Ventures.

Radical Candor, Kim Scott

Image for post
Image for post

"A grande lição do livro para mim está na importância das relações para a construção de uma cultura forte e uma empresa próspera. E essas relações precisam ser absolutamente francas e focadas na evolução dos indivíduos, sem superficialidades, dedos ou dureza despropositada, traços comuns no ambiente corporativo. Mais do que definir valores gerais, políticas e processos, para a autora, a cultura da empresa está enraizada na relação dos líderes com cada um do seu time. Se essas relações são verdadeiras e positivas, a cultura se dissemina de maneira sólida, genuína e se torna um grande diferencial do negócio."

Thiago Rached, CEO da Letrus

Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício

Image for post
Image for post

"Escrito pelo jornalista John Carreyrou do The Wall Street Journal, conta a história da Theranos liderada por Elizabeth Holmes. Capa da Fortune e da Forbes, Elizabeth era vista como a versão feminina de Steve Jobs por ter criado um dispositivo point of care que era capaz de fazer mais de 200 tipos de exames de sangue com apenas uma picada de ponta de dedo. No entanto, descobriu-se que a empresa nunca conseguiu desenvolver uma tecnologia que funcionasse e que colocou no mercado um produto que gerava resultados sem nenhuma confiabilidade. O que mais chama a atenção é como uma boa narrativa acabou seduzindo e enganando clientes corporativos como Walgreens e Safeway e investidores como Larry Ellison e Tim Draper."

Marcelo Noll Barboza, CEO Labi Exames

Creativity, Inc.: Overcoming the Unseen Forces That Stand in the Way of True Inspiration

Image for post
Image for post

A WE Capital passou por um período de muita reflexão societária, e esse livro me ajudou muito a entender o que queremos criar como ambiente dentro da empresa. Mostra um lado da relação criatividade dentro do grupo de trabalho muito inspiradora.

Carolina Falzoni, sócia fundadora na We Capital

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store