Boas Práticas para o Home Office

Por Andrea Kestenbaum, co-fundadora e co-CEO da Postive Ventures

Assim como todos, estamos acompanhando de perto as repercussões sociais e econômicas da pandemia em curso.

Decidimos adotar o modelo de trabalho remoto desde a última quinta-feira, convencidos de que o distanciamento social é imprescindível para a contenção do vírus. Todas as nossas operações foram transferidas para o trabalho remoto por prazo ainda indefinido, mas continuaremos trabalhando com o mesmo comprometimento e seriedade. Prezar pela segurança e saúde de todos é nossa prioridade.

A cada dia estamos aprendendo a extrair o melhor dessa nova maneira de trabalho e, nesse sentido, sentimos vontade de dividir com todos os erros e acertos que vivenciamos até aqui.

Em primeiro lugar, a distância nunca foi um obstáculo intransponível para nós. O nosso primeiro investimento foi em uma empresa de biotecnologia em Palo Alto e, recentemente, abrimos nosso escritório em Mountain View, liderado pelo Murilo, nosso sócio e diretor de investimentos de impacto, que reside na Califórnia e com o qual trabalhamos diariamente, inclusive, aproveitando o fuso horário na divisão das tarefas.

Além dos benefícios que a tecnologia nos trouxe com relação à comunicação e gerenciamento de tarefas, a economia de tempo de deslocamento é um fator determinante a ser levado em consideração. Pesquisas do Ibope mostram que os paulistanos gastam em média 3 horas por dia em deslocamentos pela cidade, um tempo precioso de trabalho, mas também um fenômeno que gera enormes transtornos mentais e psicológicos, sem falar no passivo ambiental. Por outro lado, existe o desafio da falta de interatividade e de possíveis distrações.

De forma prática, compartilhando nossa experiência, sugerimos o seguinte:

Closed Doors and Open Windows. Priorize uma boa ventilação não apenas no ambiente de trabalho, mas em toda casa. Escolher um ambiente da casa que seja agradável e silencioso, com boa conexão de internet e espaço para uma boa organização do computador e demais recursos para o trabalho. Se possível, use uma tela adicional — estudos demostram que a produtividade pode aumentar em 28% — e escolha uma cadeira confortável, com boa ergonometria. Sozinhos, a chance de ficarmos mais tempo sentados em frente a tela aumenta consideravelmente.

Rotina definida e balanceada

Movimentar o corpo pela manhã e meditar podem ajudar a preencher o tempo, visando tanto o bem-estar pessoal, como a produtividade nas horas trabalhadas. Definir um horário de trabalho e comunicar a família, é imprescindível para evitar distrações. Tendemos a não impor limites quando estamos trabalhando de nossas casas.

Nosso vestuário muitas vezes podem influenciar nosso comportamento, por isso, usar roupas confortáveis, mas indicadas para o ambiente de trabalho pode contribuir.

Criar janelas de noventa minutos para cada atividade é o indicado para mantermos o foco, e se possível, priorize que as principais metas sejam cumpridas pela manhã.

A privação social é um desafio, mas dedicar um tempo para ligar para os amigos e familiares pode ser muito mais agradável do que horas perdidas em mídias sociais.

Time engajado

Para manter o time atualizado, garantir a comunicação transparente e segurança das informações, utilizamos algumas ferramentas tecnológicas ao nosso favor:

Slack: para uma comunicação mais informal e ágil.

Google Drive: compartilhamento de documentos.

Notion: a plataforma é um espaço de trabalho multifuncional onde você pode escrever, planejar, colaborar e se organizar em diferentes áreas da empresa, da maneira mais adequada para cada equipe, uma vez que você pode criar seus próprios layouts e kit de ferramentas para realizar o trabalho.

Zoom: para calls tanto com o time quanto com empreendedores, investidores e parceiros.

Esperamos que esse período de vulnerabilidade e incertezas, possa nos unir. Trabalharemos para que nossas qualidades — humanistas, inconformados, corajosos e otimistas, sejam ainda mais intensificadas na direção de nossos valores — espirito revolucionário, busca pela verdade e na força da comunidade.

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.