Israel, the Startup Nation

Aprendizados e tendências da nação mais inovadora do mundo.

Por: Bruna Constantino

Tel Aviv

Com uma população de apenas 9 milhões de pessoas, Israel continua a lançar um número surpreendentes de startups bem sucedidas. Uma verdadeira potência em inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Em maio de 2019 participei da delegação da primeira Missão Econômica focada em Impacto feita no país, realizada pelo Sistema B, junto com Mujeres del Pacífico e Nómada. Tivemos a oportunidade de conhecer diversos ecossistemas como aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, ONGs, universidades, polos de inovação e tecnologia e entidades do governo, todos centrados no desenvolvimento de tecnologias para criar iniciativas que geram impacto social e ambiental.

o é por acaso que seja chamada de Startup Nation”, vários fatores convergem para esse reconhecimento. Israel é um país de imigrantes, recente, com um mercado interno pequeno, com diversos desafios ambientais, como a falta de chuva, além de desafios sociais e geopolíticos. Para se desenvolverem como nação, priorizam a inovação sempre em escala global, permitindo um crescimento muito além das suas fronteiras físicas. Eles também tem como princípio fundamental, reconhecer e valorizar a pesquisa, a colaboração em rede e o desenvolvimento do capital humano como ferramentas para superar a escassez e por isso são líderes mundiais em soluções tecnológicas de impacto como energia limpa, agrotech, economia circular, saúde, alimentação e educação.

Jon Medved, CEO do OurCrowd em Jerusalém, polo de inovação em uma das cidades mais antigas do mundo.

Na última quarta-feira, dia 25 de setembro, um dos fundos mais interessantes e bem sucedidos de Israel, o OurCrowd (highlight da Missão de Impacto mencionada), realizou um evento em São Paulo, aportando a sua expertise de investidores, apresentando cases de sucesso como a Taranis, Perception Point, SeeTrue e trazendo as mais relevantes tendências de mercado descritas abaixo:

1. Education Gets Smarter: Com o uso de IA, está se tornando uma indústria de U$ 250 bilhões

2. Mother Nature is Angry: Startups com soluções tecnológicas ligadas à prevenção de desastres ambientais estão em pleno crescimento, com habilidades de nos ajudar a reagir aos eventos da natureza, muitas vezes relacionados a crise climática que vivemos.

3. Cyber Goes Everywhere: Segurança cibernética em diversos setores; financeiro; mobilidade, aeroportos, saúde; automotivo…)

4. Farm Data is the New Fertilizer: Tecnologia de dados para gerar informação e eficiência em plantações.

5. Cracking Down on Our Sugar Problem: O consumo exagerado de açucar e suas consequências em escala global. Em poucos anos 1 em cada 10 pessoas terão diabetes.

6.GreenTech Gets the Green: Soluções para combater a crise climática geram impacto ambiental e retorno financeiro.

7. Give The Data Power Back to the People. Diante de uma sociedade cada dia mais digital e online, o valor da privacidade foi redescoberto.

8. Biomimicking Will Heal Us. A inteligência da natureza nos fornece soluções de negócio para os nossos maiores desafios.

9. Flying Cars Are Tacking Off. Transformando a forma que nos locomovemos.

10. Robots Will do Our Paperwork. Rapidez e eficiência que o humano não pode superar.

Alinhados com o momento atual da humanidade, acreditamos que o capital financeiro pode e deve ser um catalisador de profundas transformações na sociedade. Por isso buscamos as melhores soluções de tecnologia para encarar os desafios que emergem, com uma visão de que no futuro, não será mais aceitável dissociar o impacto do retorno financeiro dos negócios.

OurCrowd Sync São Paulo 2019

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.