Melhores Leituras de 2019
Nosso presente de final de ano para vocês, uma lista com a dica do melhor livro lido em 2019 pelo nosso time, empreendedores das nossas investidas e pelos nossos mentores.
Alex Seibel, sócio na Positive Ventures.
LIVRO: "Business as Usual", Anita Roddick.
Anita foi pioneira em unir negócios com impacto socioambiental e foi esse livro que inspirou minha jornada pessoal . Ela conta como começou com uma pequena loja no sul da Inglaterra com os primeiros cosméticos de base vegetal e foi expandindo tanto o negócio como seus valores pessoais. Contra testes em animais, defesa de direitos humanos, proteção ambiental, auto estima das mulheres e comércio justo com comunidades, foram os valores ícones da marca que deram consistência para um trabalho de décadas que culminou na venda da empresa para a Natura no ano passado.
Andrea Oliveira, sócia e fundadora da Positive Ventures
LIVRO: Momentos Decisivos do Desenvolvimento Infantil, T. Berry Brazelton
Para fugir dos títulos sobre negócios ou economia, resolvi selecionar um dos temas mais frequentes na minha vida pessoal e profissional atualmente: educação. O autor, Dr. Brazelton, descreve os principais estágios de desenvolvimento do bebê, desde o pre-Natal até os 6 anos, com base em sua experiência ao atender mais de 25 mil criancas e pais em mais de 40 anos. ele se aprofunda no que denomina cono momentos críticos universais — momentos previsíveis que ocorrem pouco antes de um surto de crescimento rápido em qualquer aspecto do desenvolvimento — motor, cognitivo ou emocional. O livro é antigo, mas leitura obrigatória e leve para trazer para aos pais uma opinião externa e profissional de como compreender, solucionar e prevenir problemas universais. Uma boa Educação na primeira infância é a base para solucionar muitos desafios.
Bruna Constantino, sócia e fundadora da Positive Ventures.
LIVRO: "Comer Para Não Morrer", Michael Greger
Está cada vez mais claro a influência e o impacto que as nossas escolhas alimentares possuem na prevenção e tratamento de doenças. O livro fala sobre alimentação a base de vegetais de forma prática e simplificada e se destaca como referência nessa linha de pensamento que exclui os alimentos animais e seus derivados da dieta. É uma ferramenta de conhecimento com embasamento científico para podermos viver melhor e com maior qualidade, usando o poder da natureza a nosso favor e ressignificando o sentido de prosperar.
Fábio Kestenbaum, sócio e fundador da Positive Ventures.
LIVRO: “VC An American History”, Tom Nicholas
Escrito por Tom Nicholas, professor de História da Economia na Harvard Business School. De forma cativante o autor narra o nascimento da indústria de Venture Capital nos Estados Unidos, começando pela pesca de baleias, passando pelos magnatas do petróleo e ferrovias, até o período atual, dividindo explicações e casualidades preciosas que ajudam a elucidar o que ocorre hoje na Sand Hill Road.
Gustavo Behring, analista da Positive Ventures.
LIVRO: “Barbarian Days: A Surfing Life”, Willian Finnegan
A autobiografia do jornalista e escritor Willian, vencedor do prêmio Pulitzer de melhor biografia em 2016, conta como o surfista e escritor da New Yorker viajou pelo mundo unindo sua vontade de surfar ondas perfeitas com suas crenças políticas e sociais, transcorrendo as mais emocionantes aventuras.
Helen Marques, administrativo Positive Ventures.
LIVRO: "Negócios de Impacto Socioambiental No Brasil: como empreender, financiar e apoiar", Edgard Barki, Graziella Maria Comini, Haroldo Gama Torres.
O livro apresenta um conteúdo para quem deseja conhecer o ecossistema de negócios de impacto no Brasil e os passos da jornada empreendedora no setor, que busca oferecer produtos e serviços como parte da solução para os complexos problemas sociais e ambientais da atualidade. Produzido pela Editora FGV, o livro foi publicado com apoio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) como parte das comemorações pelos 20 anos de sua fundação.
Luisa Dalla Costa, analista na Positive Ventures.
LIVRO: "O Ponto da Virada", Malcolm Gladwell.
Que os indivíduos são influenciados pelo meio em que vivem e por quem se relacionam, não é novidade. Conforme explica o autor, graças a isso se propaga o fenômeno que ele chama de Epidemias Sociais e, o Ponto da Virada, é o exato momento em que pequenas mudanças se alastram em grande escala. A obra é repleta de casos reais, desde a mitologia grega até o desenho infantil “As pistas de Blue” para ilustrar os mais diversos “pontos da virada”.
Marcelo Barbará, co-fundador da Lanxs Capital e mentor da Positive Ventures.
LIVRO: “Mindset, A nova psicologia do sucesso”, Carol S. Dewck.
Carol Dewck, professora de psicologia de Stanford, apresenta o conceito de Mindset, que é responsável pelo modo como cada um encara a vida, explicando o porque de alguém ser otimista ou pessismista e como isso impacta o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Marcelo Noll Barboza, fundador e CEO da Labi Exames.
LIVRO: “Unlocking the Costumer Value Chain”, Thales Teixeira.
Escrito por Thales Teixeira, o único professor brasileiro da Harvard Busniess School, o livro explica que a maioria das disrupções digitais não são alavancadas puramente por novas tecnologias e sim por novos comportamentos e preferências do consumidor. Os consumidores acabam migrando para novos modelos de negócios que lhes dão mais controle e uma melhor experiência. Outro insight interessante de Thales é que as startups de sucesso ganham mercado das empresas estabelecidas não por ter mais tecnologia, mas sim por se moverem mais rápido.
Matias Barbará, estagiário Positive Ventures.
LIVRO: “1984” , George Orwell.
Lançado um pouco após a Segunda Guerra Mundial, “1984” é uma distopia futurista que projeta como seria a vida no ano de 1984, 35 anos após a sua publicação. A história se passa em uma época de um governo totalitário e repressivo que controla todos os aspectos da vida de seus cidadãos. Winston, o personagem principal, é responsável pela propaganda e pela reescrita do passado, porém o que não podia ser reescrito era destruído. Pressionado a aceitar o sistema ele tem a missão de desafiá-lo.
Ricardo Lerner Castro, sócio da Positive Ventures.
LIVRO: "The Body: A guide for occupants", Bill Bryson.
Bill Bryson, autor do best seller “Uma breve história de quase tudo”, explica o funcionamento do corpo humano de maneira bem humorada e fascinante. A informação é apresentada com ótimas analogias, assim como o contexto histórico de como as descobertas ocorreram. Uma leitura imperdível para os amantes de ciências.
Thiago Pinto, fundador e CEO da Eureciclo.
Trilogia sobre a verdadeira história por trás da descoberta do Brasil, muito além do que é ensinado em sala de aula. Fortes emoções e aventuras empreendedoras na época das grandes navegações, as ventures ultramarinas. Guide book para um empreendedor, mas em um contexto histórico brasileiro.
Thiago Rached, fundador e CEO da Letrus.
LIVRO: "Carcereiros", Drauzio Varella.
O livro conta histórias fantásticas vividas e ouvidas pelo autor enquanto médico voluntário em carceragens do estado, trabalho que realiza até hoje. Na minha opinião, a beleza do livro está em conseguir extrair a essência dos seus personagens dentro de um contexto de submundo. Sua capacidade de enxergar e descrever os agentes penitenciários e os presos com um olhar que não parte de preconceitos, mas do seu lado humano, nos aproxima e nos coloca no lugar dessas pessoas por um momento. Essa conexão criada com os personagens leva a uma relfexão — no meu caso, um tapa na cara — sobre nossos estigmas sociais, nossos privilégios e nosso papel na sociedade.