Por que investimos em Ten Lives?

Positive Ventures
3 min readDec 13, 2022

A produção de proteína animal cresceu 4x nos últimos 50 anos. Se por um lado, 8 bilhões de pessoas são alimentadas diariamente como resultado do desenvolvimento agrícola. Por outro, o impacto ambiental da produção em larga escala, principalmente de proteína animal, precisa ser mitigado. De acordo com Our World in Data, 16% das emissões de gases de efeito estufa decorrem exclusivamente da produção de proteína animal.

O que poucos sabem é que um percentual relevante dessas emissões é vinculado à produção de carne para consumo de pets. Assim como Impossible Foods está reimaginando o consumo de carne por humanos, é preciso fazer o mesmo para pets. Essa é a missão de Ten Lives, que está desenvolvendo uma tecnologia de precision fermentation para produzir ração animal em laboratório.

A companhia foi fundada por duas cientistas norte-americanas, Ruby, egressa da Harvard Medical School, e Vicky, com mestrado em Machine Learning por Columbia, e foi selecionada no último cohort da Y Combinator.

Ruby (esquerda) e Vicky (direita)

A metodologia em desenvolvimento pela Ten Lives é baseada no uso de fermentação de precisão (microorganismos), potencializada pelo uso de ML. Esse processo mimetiza todas as proteínas e aminoácidos presentes na carne, o que é fundamental para gatos, essencialmente carnívoros. Motivo pela qual a empresa decidiu começar pela produção de um snack voltado para felinos.

Ten Lives será a primeira alternativa sustentável e saudável de alimentos para gatos nos EUA, mercado estimado em $33B. E isso é apenas o começo. Com o desenvolvimento da tecnologia e ganhos de escala, a biotech aspira atacar outras categorias e mercados, inclusive o brasileiro, que é um dos maiores do mundo.

A Positive Ventures tem como missão investir em founders que desenvolvem tecnologia com intenção explícita de resolver os maiores desafios da década; ressignificar a forma como produzimos proteína animal em escala é, inexoravelmente, um deles.

Estamos convencidos de que Ten Lives carrega todos os elementos que emprestam sentido aos nossos investimentos:

  • Founder-Market-Fit : a combinação da experiência de ambas as fundadoras é o maior diferencial competitivo. Ruby tem um histórico acadêmico excepcional, com Doutorado por Harvard, Pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia e ampla experiência em fermentação de precisão. Vicki é matemática com Mestrado em Machine Learning por Columbia e experiência profissional como software engineer. As duas se conhecem desde a primeira infância — seus avós migraram juntos para os EUA.
  • Mercado e escalabilidade: mercado norte-americano de ração pet, apenas gatos, é de $33B. Incluindo cachorros e outros animais, supera $110B. A produção será inicialmente terceirizada, o que reduz consideravelmente o investimento na largada. Com escala, o plano é internalizar a produção e atacar outros mercados. O timing também é perfeito visto que a oferta de tecnologias (= redução do custo) para precision fermentation e ML cresceu exponencialmente nos últimos anos.
  • Impacto Decisivo: para além de evitar o abate de animais (para cada tonelada de proteína animal produzida, 5 mil animais são abatidos), a produção de carne em laboratório tem uma pegada de carbono infinitamente menor se comparada ao status quo do setor, sendo instrumental para descarbonizar toda a cadeia. A escalabilidade, que reduz drasticamente o preço do produto, também reforça o viés de impacto diante do potencial da curva de adoção na ponta.

--

--

Positive Ventures

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.