Por que investimos em Together by Renee?

Positive Ventures
3 min readJul 31, 2023

Marina Ferraz

O envelhecimento populacional é uma tendência demográfica irrefutável. Estima-se que nos Estados Unidos, especificamente, a população senior, i.e., 65+, deve atingir 90 milhões até 2050, o dobro do patamar atual.

Avanços na medicina têm proporcionado maior longevidade e qualidade de vida aos idosos, em contrapartida, gastos com saúde desse grupo são 3x maior em comparação com os gastos de adultos. Ainda, idosos tendem a demandar cuidadores (muitas vezes, exigindo tempo de seus familiares) para os auxiliarem em funções cotidianas e de saúde, o que gera um relevante custo econômico.

Com o envelhecimento populacional, os casos de brain aging diseases e doenças crônicas têm aumentado substancialmente: estudos recentes apontam que nos Estados Unidos, 125M tem ao menos uma doença crônica notoriamente as efermidades mais custosas para o sistema de saúde. Segundo a National Health Council, 75% dos custos de saúde estão correlacionados com esse tipo de enfermidade.

Diante deste contexto, torna-se imperativo desenvolver soluções acessíveis e eficientes para cuidados com a população idosa: pacientes procuram melhores alternativas para se cuidarem, seguradoras buscam reduzir gastos com sinistralidade e cuidadores se beneficiariam de ferramentas para auxiliar na jornada de cuidado dos seus parentes ou pacientes.

Com o advento dos smartphones, crescimento no uso das redes sociais — e leapfrog resultante da pandemia -, a população idosa está letrada digitalmente, o que sinaliza que as soluções de saúde baseadas em tecnologia encontram terreno fértil para prosperar em meio a essa população.

Na esteira desse desafio e oportunidade, investimos em Renee, healthtech fundada por dois empreendedores seriais em saúde, que se propõe a oferecer um assistente digital para cuidados com a população idosa, conectando pacientes, cuidadores e médicos através de uma plataforma de IA dotada de ferramentas que visam promover a saúde dos pacientes e reduzir custos para o sistema.

A Positive Ventures se impôs a missão de concentrar seus investimentos em soluções para os maiores desafios da década, nesse sentido, investir em health equity for the aging population não apenas dialoga com nossa razão de ser, como é uma das maiores oportunidades de investimento para venture capital.

Renee é um investimento que atende os 3 elementos centrais da nossa tese:

Founder-Market-Fit

Renee and Nick

Os co-fundadores são um dos principais pilares da nossa tese. Antes de Renee, eles fundaram a Heal, healthtech para a qual levantaram +USD 160M. Os dois tem perfis complementares: Nick é um empreendedor serial e Renee médica conceituada nos Estados Unidos. A empresa foi concebida por Nick e Renee a partir de suas próprias experiências como cuidadores de seus familiares, entendendo as dores e desafios dos caregivers no cotidiano.

Mercado e escalabilidade

A população dos Estados Unidos está envelhecento a um ritmo acelerado (deve atingir 70M de idosos até 2030) e doenças crônicas já acometem 125M de pessoas no país. Essas tendências também se correlacionam com o que temos observado no Brasil, mercado target para potencial internacionalização de Renee. Tendo isso em vista, estamos convictos de que soluções eficientes, escaláveis e com modelos híbridos (componente humano + tecnologia) serão indispensáveis para superar esses desafios e proporcionar melhor qualidade de vida a um menor custo.

Decisivo

A missão de Renee é promover health equity através de uma solução digital acessível para apoiar idosos em suas tarefas diárias e cuidados com saúde. Renee contribui decisivamente para reduzir as lacunas nos cuidados e melhorar a saúde dos pacientes para os milhões de idosos beneficiários do Medicaid nos (o paralelo mais próximo do SUS no Brasil).

--

--

Positive Ventures

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.