Por que investir em negócios de impacto?

Este conteúdo é uma parceria Positive Ventures e Me Explica?. Escrito por Diogo A. Rodriguez: jornalista e cientista social; criador do primeiro veículo de jornalismo explicativo do Brasil, o Me Explica? (www.meexplica.com).

Quais são os benefícios de investir em um negócio de impacto?

São muitos. Em primeiro lugar, podemos falar do benefício social. Negócios de impacto podem, de fato, mudar a situação de pessoas e comunidades e gerar renda. Além disso, o retorno é considerável. “Todos os negócios de impacto que estão na Bolsa de Valores nos últimos três anos renderam mais do que seus concorrentes com negócios puramente comerciais”, afirma André Lara Resende, investidor e ex diretor do Banco Central do Brasil.

Por que esse tipo de investimento importa na economia de hoje?

A crise econômica e financeira de 2008 mostrou que é preciso ajustar a maneira pela qual o capital circula e é distribuído. Quando a concentração diminui, ele tende a voltar para a sociedade. É justamente nessa ideia que o investimento de impacto está baseado.

O que significa gerar impacto, exatamente?

Uma boa maneira de entender essa ideia é fazendo a pergunta: o que poderia acontecer se essa empresa não existisse? Ou seja, o benefício social e/ou ambiental precisa estar muito claro. O essencial é mostrar aos investidores qual é a diferença que aquela iniciativa fará no mundo.

Essa definição do que é investimento de impacto não é ampla demais?

Há um bom motivo para que seja assim. A intenção da GIIN (Global Impact Investing Network),que ajudou a cunhar esse termo, era mostrar que a prática pode ser perseguida nas mais diferentes áreas da economia mundial. A intenção de quem acredita no investimento de impacto é que TODOS os investimentos, sem exceção, sempre busquem causar impactos positivos além, claro, do lucro.

E como os investidores sabem se o impacto realmente gerou o impacto?

Existem diversas maneiras de medir o impacto, e isso depende do tipo de iniciativa que está sendo apoiada. A GIIN, por exemplo, tem uma ferramenta chamada IRIS, composta por métricas usadas para avaliar os dados e medir o sucesso. O BLab tem um índice chamado GIIRS. De uma maneira geral, funciona assim: o negócio tem de mostrar em números o bem que está fazendo para a sociedade e ambiente. O desafio de ampliar os efeitos positivos do investimento se dividem em:

1. estabelecer o problema a ser resolvido;

2. medir os outputs (efeitos imediatos causados);

3. buscar os outputs (o que os efeitos causados provocaram em termos de pensamento e comportamento).

Esses parâmetros viram uma métrica, que norteia o objetivo a ser perseguido por investidores e empreendedores.

Como posso ter certeza de que estou de fato investindo em um negócio de impacto social?

Você deve procurar por organizações e fundos de investimento que sejam especialistas no assunto. Eles serão capazes de indicar qual é a melhor metodologia para medir o impacto e explicar quais devem ser as expectativas de todos os envolvidos no processo.

Qual é a mentalidade que preciso ter ao investir em um negócio de impacto?

Em primeiro lugar, precisa saber que está fazendo um investimento real e que pode esperar retorno. Mais do que isso precisa entender que esse dinheiro também vai fazer a diferença no mundo. Além disso, o investidor em iniciativas de impacto precisa estar engajado durante todo o processo.

FONTES:

https://startupi.com.br/2016/06/quais-sao-os-beneficios-dos-negocios-de-impacto-para-quem-empreende/

http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/colunas/2017/07/1901872-investimento-em-negocios-de-impacto-cresce-mesmo-em-meio-a-crise.shtml

https://medium.com/positive-ventures/quais-s%C3%A3o-os-desafios-para-o-investimento-de-impacto-53b2c81e5267

https://medium.com/positive-ventures/quando-surgiu-o-investimento-de-impacto-ddf161c9888b

https://medium.com/positive-ventures/o-que-s%C3%A3o-investimentos-de-impacto-7c2a87ec0d45

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.