THIS IS NOT BUSINESS AS USUAL

Unindo forças no combate à desigualdade social e crise climática em escala Global.

Grupo de Brasileiros no Encuentro + B em Mendoza

Do dia 10 ao dia 13 de setembro estivemos representando a Positive Ventures como empresa B no Encuento + B da América Latina em Mendoza, com participação de pessoas de mais de 30 países do mundo.

O encontro realizado pelo Sistema B é uma oportunidade de construir comunidades, criar relacionamentos e unir forças no combate à desigualdade e a crise climática, que foram o tema desse ano.

Os principais objetivos foram inspirar com casos reais; posicionar com ações transformadoras da economia; e se nutrir com experiências e aprendizados de cada um usando a força de mercado para conseguir encontrar as melhores soluções para os problemas sociais e ambientais.

Otto Scharmer. foto: Gustavo Rogé / Los Andes

Entre os palestrantes estavam Otto Scharmer, criador da Teoria U, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e fundador do Presencing Institute . Ele falou sobre a sua teoria, como ela nos traz uma nova lógica de presença e mudança sistêmica para momentos disruptivos em que a sociedade enfrenta um futuro que emerge “Quando enfrentamos disrupção, fechamos nossa mente, nossa vontade e isso nos leva a ignorância, medo e ódio; por outro lado, se nos abrimos, geramos curiosidade, empatia e coragem”. E com um call to action ele encerra sua fala — “50% da mudança se dá quando entendemos que fazemos parte”.

Em um outro painel, Guilherme Leal, co-fundador da Natura, uma das maiores empresas B do mundo, convida outras empresas a fazerem parte da mudança — “O papel das empresas é criar soluções e não mais necessidades”.

Um momento marcante foi o painel com a política, pedagoga e líder ambiental Marina Silva que dialogou sobre papel do estado e das organizações internacionais relacionado com a desigualdade social e crise climática. Segundo ela — “A realidade responde na língua que lhe é perguntada, a realidade é poliglota. Tecnicamente, a maior parte dos problemas que possuímos já estão resolvidos, os problemas da atualidade são éticos”. E de forma quase poética afirmou que — “A mudança do modelo não é apenas uma maneira de fazer, é uma maneira de ser”.

Encontro por Indústria — Desafios do setor financeiro

Participamos do painel “Encontros por Indústria”, criado para gerar espaços de diálogo e facilitar acordos dentro de setores que possam utilizar a força de mercado para enfrentar a crise climática e desigualdade social. Apresentei a Positive Ventures na sala do setor financeiro, facilitando um grupo de 90 pessoas de diversas nacionalidades, engajadas em encontrar soluções para os nossos maiores desafios.

Experiência de ecologia profunda na Reserva Natural Divisadero Largo.

Foram mais de 1300 pessoas vivenciando o impacto, entre eles empreendedores, empresários B, executivos, donos de grandes empresas multinacionais, acadêmicos, advogados, investidores de impacto, líderes sociais, autoridades públicas, artistas, músicos e a comunidade local.

A força desses encontros é uma celebração dos esforços de mais de 2.500 empresas B do mundo, que trabalham juntas como novos atores na solução de problemas sociais, ambientais e na construção de uma convergência de interesses comuns. Acreditamos e lutamos para que os atores desse sistema possam ser os co-criadores de uma nova economia, onde o sucesso possa ser medido pelo bem estar das pessoas, da sociedade e da natureza.

Encerramento das atividades no aquário.

Saiba mais sobre o Encuentro + B no vídeo abaixo:

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.

A Bcorp investment management firm focused on impact tech and purpose driven entrepreneurship.